28/03/2014

Tour Gatronómica SANA Hotels #3 - River Lounge

O River Lounge, restaurante do hotel Myriad SANA, fica lado a lado com o mar da palha, na base da torre Vasco da Gama, muito embora nos tenham segredado que brevemente irá ter uma vista mais panorâmica...

O interior do restaurante, que é um espaço sofisticado e cosmopolita, lembra-nos conceitos mais nova-iorquinos, do restaurante/bar em que se pode comer bem, beber um copo e ouvir música ao mesmo tempo. 

Aliado a este ambiente singular, promovido pela decoração, espaço e conceito, temos uma carta Primavera/Verão que resume a visão do chef Frederic Breitenbucher, que descobriu Portugal em 1998. E que visão é essa? Uma postura francesa, do terroir, conceito algo complexo de traduzir em poucas palavras, mas que se prende com a geografia, geologia, orografia, clima e microclima, aliados à agricultura e vinicultura. 

O terroir, ideia em que se baseia a carta, pretende, assim, trazer da cozinha para a mesa, todos aqueles produtos que são de qualidade na Primavera. 

A nossa viagem começou com duas entradas totalmente diferentes, em sabor e conceito: uma vem do mar e outra da terra. A primeira, umas muito frescas vieiras marinadas com legumes crocantes. Uma entrada que além de muito bonita, nos remete imediatamente para a Primavera, pelo sabor fresco, floral e cítrico, com elementos coloridos a contribuir para uma apresentação geral equilibrada.


De seguida, um magret de pato fumado acompanhado de foie gras salteado e um chutney de toranja. Esta entrada, que não gerou consenso entre os dois, combinava o sabor intenso e adocicado do pato e foie gras com o amargo e penetrante da toraja.

Como o próprio chef nos explicou depois, ou se gosta ou não se gosta, e connosco aconteceu isso mesmo. Um gostou muito e achou um conjunto de sabores equilibrado, outro achou que o amargo se sobrepôs ao restante. Contudo, esta diferença de opiniões pode, provavelmente, ser explicada por outro motivo: não começámos os dois a refeição com as vieiras e a sequência de sabores resulta, obviamente, de forma diferente.


De seguida, comemos salmonete salteado com compota de funcho e crumble de azeitonas, com batata e açafrão. O peixe perfeito, e uma conjugação de boas texturas e sabores. O crumble de azeitona estava excelente, quase a parecer um caviar de azeitona. Os legumes estavam todos muito bem preparados. 


O prato de carne: porco preto com uns canellonis recheados de morchella,  cogumelos muito usados na cozinha francesa, e ervilhas. No geral, o prato era soboroso, sobretudo os canellonis, e o porco macio e tenro. 

Para sobremesa, deliciámo-nos com uma degustação Primavera que incluía diversas sobremesas distintas: tarte de maçã, suspiros, panacotta, mousse de chocolate... A eleita foi a dos suspiros com recheio de creme inglês. Estavam deliciosos, a desfazer-se na boca, e o creme era divinal!


De resto, convém sublinhar que a harmonização de vinhos foi estupenda, com uma passagem perfeita entre o primeiro e o segundo. Ficou na memória um Mar da Palha 2012, Sauvignon Blanc. 

O atendimento e serviço foram impecáveis e o chef Frederic, simpático e acessível, esteve a conversar connosco um bocadinho no final da refeição.

Para um almoço ou jantar de negócios, para um jantar em noite de copos, ou para uma saída a dois, o River Lounge adequa-se às mais variadas circunstâncias. 



João e Raquel



Morada:
Cais das Naus, Lote 2.21.01 
Parque das Nações
Lisboa 1990-173

Telefone:
211 107 600

Sem comentários: