24/10/2013

novidades e sugestões - GIN tasting

O gin agora é moda em Portugal. Dantes era uma bebida de segundo plano, servida em copo alto com duas pedras de gelo e uma rodela de limão. As marcas disponíveis no mercado eram escassas e não havia sequer a consciência de que se podia variar na água tónica.

Felizmente, o cenário mudou drasticamente e agora podemos encontrar inúmeras marcas em muitos estabelecimentos. Para além disso, o modo como é servido passou a ser muito mais cuidado. Pepino, malaguetas, especiarias e ervas aromáticas são alguns dos ingredientes que passaram a fazer parte do receituário.

Como eu e a Raquel gostamos muito de gin, não deixámos passar a oportunidade de ir ao primeiro GIN tasting realizado em Portugal. Este evento, organizado pela EV - essência do vinho, reuniu em Leiria mais de 50 marcas que apresentaram os seus produtos. Contou também com provas, workshops e masterclasses. Tirámos umas ideias engraçadas para cocktails com gin no espaço da Schweppes.


Os gins eram servidos com todo o requinte, observando-se diversas técnicas e modos de apresentação da bebida.

Eu provei Gin Mare em copo fumado com ervas aromáticas, The London nº1 e Mombasa Club, originário do Quénia. A Raquel provou Martin Miller's, London nº 0 e Heyman's Old Tom Gin, proveniente de uma das mais antigas destilarias do mundo e dos criadores da conhecida marca Beefeater.



Para os interessados, fica a informação de que se pagava 15€ à entrada (10€ se a compra fosse feita com antecedência) com oferta de um copo de prova. Entre as 14h e as 24h era possível provar todas as marcas de gin presentes no evento e ainda participar nas diversas actividades. 

E, agora, a boa notícia: vai haver segundo round! Dia 2 de Novembro, no Porto, na Casa de Serralves, realizar-se-à novo GIN tasting, com o programa a ser anunciado brevemente.




(fotografias cedidas pela organização)


João

1 comentário:

Jibóia Cega disse...

Excelente! Também estive presente e valeu mesmo muito a pena a todos os níveis.