17/09/2013

receita - pernas de codorniz enroladas em presunto com polenta

Aqui fica uma receita adaptada do programa Masterchef, com pequenas alterações, e que vale a pena experimentar, apesar de ser um pouco demorada. É uma ideia boa para um jantar que se quer mais longo ou cerimonioso, fugindo aos pratos habituais. 


É preciso:

- azeite
- cebola
- 2 latas de tomate pelado
- manjericão
- alho
- sal
- açúcar mascavado
- polenta
- manteiga
- queijo parmesão
- codornizes
- presunto
- aipo
- cenoura


Começa-se por fazer molho de tomate: num tacho, com um fio de azeite, refoga-se cebola picada até ganhar cor. De seguida, juntam-se duas latas de tomate pelado, mais umas folhas de manjericão e um dente de alho fatiado e tempera-se com sal. Acrescenta-se um pouco de água e deixa-se ferver durante bastante tempo, até reduzir e ficar um molho compacto. No fim emulciona-se com a varinha mágica e acrescenta-se uma colher de sopa de açúcar mascavado para cortar a acidez do tomate. 

Enquanto o molho de tomate está ao lume, vai-se fazendo a polenta: a um litro de água a ferver junta-se 200g de polenta a pouco e pouco, sempre a mexer com varas. Deixa-se cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando. Termina-se envolvendo 100g de manteiga e bastante queijo parmesão ralado. 

Arranjar as codornizes é o que dá mais trabalho: separam-se as pernas e retira-se o osso superior a cada uma delas. No lugar do osso põe-se uma folha de manjericão. Tempera-se com um pouco de sal e pimenta e enrola-se com um pedaço de presunto (não se esqueçam que o presunto já é salgado). Deixa-se o resto da codorniz inteira e tempera-se também com sal e pimenta. 

De seguida, numa frigideira com um fio de azeite, dá-se uma entaladela a tudo (pernas e peito) para depois se levar ao forno para acabar de cozinhar. Depois de arrefecer um pouco, desfia-se o peito da codorniz e reserva-se.

Para finalizar, na mesma frigideira onde se corou a carne, junta-se aipo, cebola e cenoura, tudo picado. Deixa-se ganhar cor e adiciona-se a codorniz desfiada. Junta-se molho de tomate e verificam-se os temperos.


Apresentação:

A polenta como base, a codorniz desfiada no molho de tomate ao centro e duas pernas de codorniz enroladas em presunto por cima.




João

1 comentário:

Salsa Verde disse...

Que sugestão magnífica!!
Beijinhos,
Lia.