17/07/2013

receita - cogumelos portobello recheados de alheira com ovo de codorniz

Esta receita tanto pode servir de entrada como de prato principal, conforme o tamanho dos cogumelos, a fome,  a quantidade e/ou acompanhamento.

É preciso:
- cogumelos portobello
- alheira de caça
- ovos de codorniz
- sal
- pimenta
- azeite
- queijo mozzarella 
- tomilho fresco

Conseguimos encontrar uns bons cogumelos portobello, com uns 10 cm de diâmetro, pelo que dois por pessoa foi suficiente, se tivermos em conta que acompanhámos com uma salada simples.

Começar por pré-aquecer o forno e preparar uma tabuleiro com folha de alumínio regada com um pouco de azeite. 

Começa-se por lavar os cogumelos e "escavar" ligeiramente o rebordo mais escuro, ainda no seu interior, de forma a permitir que se recheie com alheira mais facilmente. Numa frigideira sem gordura ou apenas com um finíssimo fio de azeite cozinha-se a alheira.

Tempera-se os cogumelos com sal e pimenta, recheia-se os mesmos com a alheira previamente cozinhada, junta-se uma folhas de tomilho fresco e o queijo mozzarella ralado. 

Lavam-se os ovos de codorniz e com uma faca faz-se um golpe na casca, que é muito frágil, para os conseguir abrir sem se desfazerem. Abrem-se os ovos por cima dos cogumelos.

Tempera-se novamente com uma pitada de sal e pimenta e leva-se ao forno até os cogumelos perderem a água e os ovos estarem cozinhados. 

Apresentação:

Acompanhar com uma salada fresca.




Raquel

1 comentário:

Filipa Lemos disse...

Aspecto maravilhoso! :)