31/10/2012

receita - salada quente de courgette, tomate e bacon

Esta receita foi beber inspiração a uma encontrada no Foodily (podem encontrar lá a fotografia desta receita), mas sofreu diversas alterações. É reconfortante e leve, óptima para os dias frios!

É preciso:

- 2 courgettes
- bacon (6-8 fatias)
- 1 cebola roxa
- tomate pelado em lata (tem mais sabor e menos água que o natural)
- 1 malagueta
- mozzarella bufala
- maçã
- azeite
- sal
- mistura de pimentas
- manjericão

Pré-aqueça o forno ou tenha uma grelha preparada para aquecer. 
Corte uma courgette ao meio (se for para duas pessoas), retire o miolo e reserve ambos. Corte outra courgette em rodelas relativamente grossas e depois em quartos e reserve. 

Pode colocar as duas metades no forno, para que cozinhem e possam ser aproveitadas para além de recipiente ou coloque-as ao contrário em cima de uma grelha quente, para que ganhem sabor e fiquem com um aspecto mais rústico.

Numa frigideira deite um fio de azeite e a cebola roxa cortada em pedaços, deixe refogar um pouco e depois junte o bacon cortado grosseiramente. Espere que o bacon encolha um pouco, acrescente a courgette e pouco tempo depois o tomate pelado sem o molho, tempere com sal, uma pitada de pimenta, a malagueta cortada aos bocadinhos (se não gostar de picante não ponha malagueta ou retire as sementes) e umas quatro folhas de manjericão desfeitas. 

Mexa para envolver tudo e deixe a frigideira em lume brando, tendo atenção para que a courgette não fique demasiado cozinhada. Se for guloso pode acrescentar uns pedaços de queijo e mexer. 

Retire as metades de courgette do forno, se for caso disso, e escorra a água em excesso que está no preparado na frigideira, com uma rede. 


Apresentação:

 Recheie as courgettes, acrescente mais queijo, manjericão e pedaços de maçã, e leve ao forno até que o queijo derreta.

No fim acrescente mais uma pitada de pimenta.

O que sobrar pode colocar num recipiente à parte e levar ao forno.




Raquel

Sem comentários: